Como começar um Negócio de Fotografia
Como ganhar dinheiro com fotografia
Então, você finalmente decidiu dar o primeiro passo e trazer sua paixão pela fotografia para o próximo nível: Comece a ganhar dinheiro construindo um negócio de fotografia caseiro!
Deixe-me dizer-lhe que há desafios, definitivamente (se fosse fácil, todo mundo faria isso, e não pagaria dinheiro). Mas todos eles são superáveis, e se você seguir o seguinte roteiro, você vai perceber que é muito mais fácil do que você imaginou.
Então, sem mais delongas, vamos falar sobre como começar um negócio de fotografia em casa.
O plano: Como começar o Negócio de Fotografia
Talvez, alguém te diria para pular o plano e “Apenas faça”, mas a vida não funciona como um comercial da Nike. Mas, podemos dizer que você não deve se sentir sobrecarregado com o planejamento. E caso isso aconteça, você deve pular à frente e começar o negócio.
O planejamento é importante, mas você não deve deixá-lo te travar. Qualquer plano é melhor do que nenhum plano, e começar com um plano imperfeito é melhor do que nunca começar porque você está trabalhando no plano perfeito.
Lembre-se : O feito é melhor que o perfeito
Então bora começar???!!
Escreva um plano de negócio de fotografia: Como ganhar dinheiro com fotografia
Comece de forma simples, a principio um plano curto, flexível. Abra um novo documento em sua ferramenta de escolha de anotação ou processamento de palavras e responda às seguintes perguntas (não se preocupe em respondê-las idealmente na primeira tentativa; um plano é sempre revisável):
- Em que tipo de fotografia meu negócio vai se concentrar?
- Quem é meu cliente ideal?
- O que farei para alcançar esses clientes?
- Quanto eu preciso ganhar para viver desse negócio?
- Qual é a minha meta de lucro para o primeiro ano?
- Quanto preciso cobrar pelo meu trabalho para alcançar esse objetivo?
Aprender a iniciar um negócio de fotografia tornou-se mais desafiador com a quantidade crescente de oportunidades de trabalho online. No entanto, você notará que cada pergunta é sobre uma das três coisas: produto, clientes e dinheiro. Estes são os três pilares de qualquer negócio que você deve ter em mente.
Mantenha isso em mente o tempo todo, e o resto vai se ajeitar. Saiba como abrir sua MEI
Avalie os custos do seu negócio de fotografia
Se você já tem o dinheiro para inicialar o seu negócio ou pretende tomar um empréstimo, você precisa ter uma ideia de quanto tudo isso vai custar.
Agora é a hora de escrever uma lista de suas despesas esperadas de um ano. Esta lista incluirá o custo do equipamento de fotografia (mais sobre isso mais tarde), mas também outros assuntos não triviais, como dinheiro de supermercado e dinheiro do aluguel. Você terá mais facilidade se você começar o seu negócio como um “segunda renda” enquanto trabalha o seu trabalho atual. Isso seria ideal, mas o objetivo final para o seu negócio é que você se dedique 100% a ele eventualmente. Se for esse o caso, você precisará se pagar um salário.
Esse salário não será muito glamoroso nos primeiros anos – a maior parte do dinheiro deve voltar para o negócio – mas deve ser suficiente para pagar as necessidades para você e sua família.
Conseguiu o número que espera gastar no seu negócio no primeiro ano? Legal. Agora adicione 20% a mais em cima. (Confie em mim.).
Prepare-se para prestar atenção ao fluxo de caixa
Ainda estamos falando de dinheiro. Onde está toda essa conversa sobre fotografia? Onde está a parte criativa? Desculpe, mas o principal objetivo de um negócio é gerar receita. Então, a conversa sobre dinheiro é importante. Chegaremos ao resto em breve.
Nas fases de planejamento, você não está ganhando, então não faz sentido controlar o fluxo de caixa ainda, mas você deve ter um plano para fazê-lo – não precisa se complicar. Uma planilha simples fará: você tem uma coluna chamada “vendas” e outra chamada “despesas”. No final do mês, você faz a matemática altamente complexa das vendas menos as despesas. Se o número for positivo, você ganha!
Tudo bem, é um pouco mais complexo do que isso. Você deve ter pequenas descrições também, então você sabe onde você fez mais dinheiro e onde você gastou mais também. Essa matemática é mais uma coisa chata que você acha que não precisa fazer, mas no final do mês, vai ajudá-lo a descobrir que tipo de trabalhos investir mais e onde você tem vazamentos que precisam ser corrigidos.
Leia também : 5 Maneiras de Fazer Seu Dinheiro Trabalhar Para Você
Como começar um negócio de fotografia: o produto
Você pulou a seção anterior, não foi? É justo, afinal, você é um adulto, mas acho que deveria reconsiderar. Você pode sentir que é uma tarefa tediosa e que você sabe todas as respostas em sua mente, mas acredite: você não sabe.
Quando você tem tempo para escrever coisas, novos problemas aparecem, e é melhor saber sobre eles mais cedo do que mais tarde.
Ter coisas escritas também significa que você não precisa usar o poder de processamento mais tarde quando chegar a hora de decidir. Você deveria fazer aquele trabalho de “festa de 16 anos”? Você não precisa ponderar sobre isso; o que você faz é: volte ao seu plano escrito e veja se ele se encaixa em seus objetivos de cliente, produto e finanças.
Assim, espero que você escreva seu plano, esta seção será dedicada a ajudá-lo a construir e oferecer o seu produto.
Certifique -se de que você tem um produto atraente e uma proposta de valor. Esta é uma grande parte de como começar o seu negócio de fotografia.
Compra da câmera
Não se preocupe, nada muito caro.
Olha, eu não estou dizendo que você deve sair por aí fazendo filmagens com um iPhone. Se você é um bom fotógrafo, provavelmente poderia, mas pareceria amador.
Antes de mais nada, você precisa saber de algo que vai deixá-lo um pouco triste (porem, espero que que o resto do artigo possa anima lo): a câmera que você compra tem mais a ver com a percepção do seu cliente sobre você do que o quão boa a câmera é.
Se você sair por aí fazendo fotografia de iPhone, não importa o quão incrível pareça, as pessoas vão pensar que você é um amador e não vai te dar a hora do dia.
Aqui está a boa notícia: a maioria de seus clientes não saberá da diferença entre um Nikon D5100 para iniciantes e uma câmera mais veterana como uma Canon 70D. Você deve comprar a câmera profissional mais barata com a qual se sente confortável porque existem três tipos de câmera: telefone, câmera para turistas e câmera profissional para o ser humano médio. Enquanto você tiver algo que pareça profissional, as pessoas se sentirão bem com sua escolha em contratá-lo e pagar seus preços. Se, é claro, você entregar boas fotos! Isso nos leva ao próximo ponto…
Obtenha experiência profissional e construa um portfólio
Sim. É hora de sair e tirar algumas fotos! Você deve ter ouvido falar sobre a regra das 10.000 horas, o tempo que leva para alcançar o domínio de alguma coisa. Não importa quanto tempo e esforço você tenha colocado em sua fotografia, certamente há muito a aprender. E a melhor maneira é fazendo isso. É hora de ter seus primeiros clientes pagos.
“O quê?”, você diz. “Eu nem sequer construí um site! Queria que eu conseguisse clientes sem um site? Que tipo de guia é esse?!”
Do tipo bom! Lembra-se dos três pilares de um negócio? Produto, cliente e dinheiro. Há um “site” lá? Não, acho que não.
Os clientes não aparecerão magicamente como fungos em um banheiro mal limpo só porque você tem um site. Um site é bom, e vamos chegar a ele na próxima seção, mas você precisa ser capaz de obter clientes sem um. A agitação é real.
Amigos e família são seu bilhete dourado. É literalmente assim que a maioria dos negócios começam: perguntando em torno de sua família e rede se há alguma necessidade para o produto. E ainda que você seja tímido, temos um modelo para você copiar/colar:
Roteiro
Oi lá, (inserir nome de amigo e família), adivinha? Estou começando meu negócio de fotografia! Agora, estou focando (tipo de fotografia), e estou animado! Você tem algo chegando que você gostaria que eu filmasse, ou se você sabe sobre alguém que poderia? Adoraria uma apresentação, se for esse o caso. Baseado na minha pesquisa de mercado, estou me precificando na X, é o que fotógrafos igualmente qualificados cobram, mas estou recebendo ordens de amigos e familiares pela metade desse preço.
Vá em frente e envie isso para qualquer um que você se sinta confortável fazendo isso em seu Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou outras redes sociais favoritas. Além disso, você poderia ir até mais longe e checaria suas listas de contatos por e-mail. Você ficaria surpreso com quantas pessoas têm algo chegando: um aniversário, uma gravidez, um casamento, etc. No LinkedIn, particularmente, muitas pessoas ponderam sobre misturar sua foto e cabeçalho de perfil.
Entretanto, você não se sente confortável vendendo para amigos e família? Isso não é bom. Isso provavelmente significa que você ainda precisa trabalhar em si mesmo antes de começar um negócio.
Todavia, ter um negócio de próprio significa que você precisa ser uma vendedor incansável. Isso não significa que você não pode ser generoso. Você poderá oferecer um desconto, ou até mesmo, se for necessário, você pode oferecer seus serviços gratuitamente para construir seu portfólio.
Claro, você pode tentar a sorte em sites freelancer. Estes nunca pagarão tão bem quanto buscar seus clientes porque a) a plataforma leva uma redução, e os clientes vão lá para economizar. Porém, eles podem ser um recurso razoável para conseguir seus primeiros trabalho e assim, adquirir mais experiência.
Definir preços : Como ganhar dinheiro com fotografia
Voltamos a falar de dinheiro. Porém, não precisa se entristecer. Com certeza, você já sabe como precificar. Lembrando que você fez a matemática na primeira seção deste artigo! Você já sabe o quanto precisa (ou quer) fazer com base em seus objetivos. Então agora, tudo que você precisa fazer é descobrir quanto tempo você pode trabalhar e traduzir isso em uma taxa horária.
Mas você não vai cobrar por hora. Em vez disso, venha com 3 pacotes de serviço. Um deles é o seu pacote “barato” que lhe pagará o mínimo para atingir seus objetivos. Deve ser pouco excitante porque você quer que as pessoas sintam que estão perdendo se não forem para o Nível 2, que é a quantidade que você está feliz em obter. E você deve sempre ter um plano Top Nível 3!
Por cima, quero dizer 5x a 10x o que você está cobrando para o Nível 2. Você não espera vendê-lo, mas ocasionalmente, alguém vai aparecer querendo o tratamento premium, e você vai bater a meta. Basicamente, o Nível 3 só está lá para ter certeza de que você não está deixando dinheiro na mesa.
Dito isso, certifique-se de que o Nível 3 é uma experiência premium. Quando alguém consegue, você precisa fazer desse cliente o centro do seu mundo. Pesquise-os e suas necessidades como se você estivesse sendo julgado por sua vida, e a prova de sua inocência estava escondida em algum lugar em sua vida e carreira.
Seja obsessivo em fornecer a essas pessoas um serviço que eles vão mencionar aos seus netos. Se você fizer isso, eles provavelmente vão mencioná-lo para outras pessoas – e pressioná-los para obter a experiência de Nível 3.
Resumindo
tenha três pontos de preço. O primeiro deve ser baseado na oferta de mercado +20% porque você quer ser percebido como premium, não o fotógrafo barato. O segundo deve ser baseado no que você se imagina ganhando por um estilo de vida confortável e fácil. Todavia, o terceiro deve ser o preço-ponto para a realeza — com serviço para combinar.
Burocracia e Impressão Fina
Estar na fotografia significa que muitas vezes você interage com pessoas em cenários complexos e imprevisíveis. Isso significa que mais do que profissionais que trabalham principalmente online – como, digamos, um escritor de blogs – você está exposto a situações potencialmente litigiosas com mais frequência.
Imagine que você está fazendo a festa “Debutantes”. Seu flash assusta o animal de estimação da mãe da debutante. Pode apostar que alguém estará furioso e bode expiatório será literalmente a pessoa com a representação legal mais fraca. Você quer evitar ser essa pessoa.
Então, obviamente, impostos. Seguros e contabilidade são uma praga na alma humana, mas também são necessários para aqueles que não querem ser expulsos do mundo dos negócios prematuramente e permanentemente. Ninguém aqui é um especialista em nenhuma dessas coisas, e realisticamente, o que você precisa fazer e como você precisa fazê-lo vai diferir radicalmente com base em sua localização. Então, aqui está sua “Lista de Trapaças de Pesquisa do Google” (também conhecida como lição de casa) para o dia:
- Serviços Contábeis
- Serviço de Faturamento
- Seguro de Negócios de Fotografia
- Contratos de Fotografia
- Representação Legal da Fotografia
Você precisa disso para começar o seu negócio e conseguir seus primeiros trabalhos? Evidente que não. E realmente sinta – se, encorajado a não esperar que essas coisas estejam todas prontas para começar.
Em outras palavras, pode facilmente se transformar em mais uma desculpa de “não estou pronto”. Mas, não deixe de iniciar o processo de configurá-los ao paralelo de todo o resto; não espere até que você esteja super-exposto ao risco. (Ou seja, fazendo vários trabalhos por mês).
Como começar um negócio de fotografia: O Marketing
Então, agora que você tem os principais pilares de como começar um negócio de fotografia coberto, não poderíamos deixar de adicionar algumas dicas de marketing. Nenhum deles vai pagar tanto quanto fazer divulgação cliente frio como descrito acima; a capacidade de fazer pitches de vendas ainda é o que separa os pobres freelancers dos criativos de negócios altamente bem sucedidos. Mas eles vão ajudar.
Faça tempo para a rede (social): Como ganhar dinheiro com fotografia
As redes sociais estão ficando cada vez mais visuais a cada dia. Você pode zombar da natureza amadora da maioria das contas do Instagram, mas é aí que a maioria dos seus potenciais clientes estão, então cabe a você construir e manter um perfil lá. Twitter e Facebook são um pouco mais genéricos, mas ainda são bons. O LinkedIn pode ser muito específico e um pouco frustrante, mas se você é bom em fazer login com frequência e se envolver em conversas com pessoas, eventualmente, você pode ver a oportunidade de apresentar seus serviços para uma empresa ou empresa que fornecerá um pagamento maciço.
Não importa o quão longe a tecnologia e a sociedade progridam, a realidade é que muitos negócios ainda são sobre “quem você conhece”, então é hora de abandonar o ato “minha arte fala por mim” (eu estive lá) e começar a se envolver genuinamente com as pessoas.
Encontre alguns grupos do Facebook e LinkedIn que o atraiam, comece a se encontrar e conversar com as pessoas de lá; siga marcas e pessoas que estão apelando para você no Instagram, e comente em suas postagens. Seja social a um ponto como quando você detecta a oportunidade de lançar alguém seus serviços, você já terá um relacionamento prévio com eles. Pode parecer um incômodo, mas você pode torná-lo agradável se você escolher quem você segue e quem está envolvido em coisas que você acha interessantes, e o investimento de tempo não precisa ser mais de 30 minutos por dia.
Você também quer falar sobre seus shows e mostrar seu trabalho com frequência, mas não faça sua presença social tudo sobre isso; as pessoas se envolvem com pessoas que se envolvem com elas, não com alguém que usa suas redes sociais como um portfólio.
Leia também: 6 DICAS SIMPLES DE MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES e aprenda como alavancar seu negócio na era digital
Seja um prazer ouvir de
O autor Neil Gaiman tinha o seguinte a dizer sobre fazer sua vida como um profissional criativo:
(…) as pessoas continuam trabalhando em um mundo autônomo, e cada vez mais do mundo de hoje é freelancer porque seu trabalho é bom, e porque eles são fáceis de conviver, e porque eles entregam o trabalho a tempo. E você nem precisa dos três.
Dois em três está bem. As pessoas vão tolerar o quão desagradável você é se seu trabalho é bom e você entregá-lo a tempo. As pessoas perdoarão o atraso do seu trabalho se for bom e se gostarem de você. E você não tem que ser tão bom quanto todos os outros se você está na hora e é sempre um prazer ouvir de você.
As chances são de que o trabalho não será incrível desde o primeiro tempo.
Você ainda está a caminho de colocar aquelas tão necessárias 10.000 horas. Esforço e comprometimento são importantes, mas só há muito tempo em cada dia para melhorar.
Além disso, há um limite para o quanto você pode fortalecer suas habilidades nos primeiros meses de execução do seu negócio de fotografia. Mas o que você pode melhorar por um fator de 10 quase da noite para o dia está se tornando um prazer ouvir.
Adicione a isso uma ética de trabalho que permite que você esteja sempre na hora, e você terá duas das três recomendações de Neil. Está tudo bem, não se preocupe.
Três em cada três é o que você eventualmente vai mirar – é isso que paga os melhores caches – mas você tem tempo para chegar lá. Por enquanto, você quer fazer o melhor com o que você tem.
Há sempre mais coisas para fazer ao começar um negócio de fotografia em casa, mas…
“Mas e os cartões de visita? E quanto à nitidez de como selecionar fotos do meu portfólio? Qual é o melhor software de edição? Este guia é uma droga!”
Olha, há um milhão de coisas que você pode fazer para aguçar o seu negócio. Mas este guia sobre como começar um negócio de fotografia em casa tem a intenção de colocá-lo em movimento. Cobrimos tudo o que era necessário para estabelecer os três pilares de um negócio: produto, clientes e dinheiro. O resto é otimização.
Se você tem um produto para vender, se você pode encontrar pessoas para vendê-lo, e você está ganhando mais dinheiro vendendo o produto do que você gasta fabricando e comercializando, você não só tem um negócio, você tem um negócio de sucesso.
Não deixe que objetos brilhantes o distraiam dos pilares principais. Se você enviar meu modelo de e-mail hoje sem fazer mais nada e conseguir alguém interessado no seu serviço, parabéns, você já ganhou. Você está no top 10 por cento de pessoas que vão ler este artigo e agir sobre ele.
Continue assim, e você terá um negócio fantástico de fotografia e de sucesso em pouco tempo!
Gostou? Deseja saber mais sobre marketing digital, aplicativos, e principalmente como ganhar dinheiro na internet?
Vem comigo e juntos vamos construindo essa estrada chamada SUCESSO!!!
Nos siga nas redes sociais e deixe seu comentários, duvidas e sugestões.
Até o próximo post!!!!
Aproveite as Ofertas da Arrazzei.com
O Produto Certo para seu Momento Perfeito
Produza seus videos para o Youtube, Live Streamin, Instagram e outros canais de de comunicação, com a mais alta qualidade e custo benefício Sem Igual. Synco G1 e G2