Como o Marketing Digital realmente funciona
O QUE É MARKETING DIGITAL
Você se interessou por Marketing Digital, e todos os dias surgem jovens com roupas de grifes, dirigindo carrões, viajando pelo mundo.
E que te faz pensar – “cara, eu quero também, quero isso para minha vida”.
Mas, precisamos entender que não é só isso. Marketing Digital sozinho não irá te deixar rico.
É exatamente, isso que você esta lendo.
Mas, neste artigo falaremos o que vai te deixar rico.
Como o Marketing Digital realmente funciona, de forma que você entenda as 4 alavancas que irá te fazer ganhar dinheiro com ele.
Então para começar, vamos separar as coisas. Marketing Digital é estratégia de vendas, e não um negócio.
Por exemplo, um anúncio num vídeo do YouTube, pode parecer bacana e chamativo. Mas, ele só ira te gerar algum retorno se do outro lado do anúncio tiver algum produto sendo vendido.
Então se, você faz um anúncio dizendo – Você esta preste a perder a grande oportunidade do ano. Para saber mais, clique no botão e acesse a minha área de membros.
E a pessoa clica, e não encontra nenhuma área de membros, sinto lhe informar, mas sem dinheiro para você.
Sendo assim, se você não tiver nenhum produto ou serviço que esteja sendo vendido, você poderá anunciar para todo o Brasil por um ano, por meio do Marketing Digital, e, não ganhar sequer um centavo de volta.
Marketing Digital, é marketing só que feito na internet.
Existem dois tipos de Marketing Digital. Que iremos tratar neste artigo. Porém, antes você precisa entender um erro muito comum que a maioria das vezes comete ao entrar no Digital.
Primeiro assumir, que o Marketing Digital não esta exclusivamente associado à venda de cursos online ou Infoprodutos. Não é isso!
Entretanto, esta visão surgiu principalmente porque Infoprodutos são fáceis de criar. Porque, eles têm baixos custos, e qualquer pessoa com um Google consegue criar.
Como esses produtos digitais são os mais fáceis de começar, muitas pessoas começaram usar Marketing Digital, para vende-los.
Mas, o Marketing Digital, tem propósito de gerar “vendas”, de qualquer produto ou serviço que seja.
Por exemplo, um dono de restaurante pode fazer Marketing Digital para atrair clientes locais da sua cidade, bem como, uma academia, ou petshop, etc.
Poderiam se valer de anúncios feitos na internet para potencializar o resultado desses negócios, mesmo sendo físicos.
Mas, ainda assim, não é o Marketing Digital que esta te deixando rico. É o teu Negócio, e saber onde anunciar o que o seu negócio vende.
Vale ressaltar, que independente do negócio que você tenha, seja online, seja físico, hibrido, você precisa fazer Marketing Digital.
Porque, ao anunciar na internet, você poderá escolher exatamente o público que verá os seus anúncios.
Você poderá segmentar por idade, gênero, localização, e até mesmo histórico de consumo das pessoas, para quem você quer anunciar.
Isso significa que, que quem vai assistir os seus anúncios, tem mais chances de comprar o que você esta vendendo, do que no caso de um outdoor num ponto de ônibus onde passa várias pessoas, que não necessariamente serão um público qualificado e que irá se interessar pelo seu produto ou serviço.
Bem, agora você entendeu que Marketing Digital, não é um modelo de negócio, e sim uma Estratégia de Vendas, e que para você ganhar dinheiro com o Marketing Digital, você precisa ter um NEGÓCIO.
E sem a menor dúvida, que uma das formas mais fáceis de começar é, com um Negócio Digital.
E por isso, vamos falar de 4 alavancas de resultados indispensáveis para o Empreendedor que irá começar ou já possui o seu Modelo de Negócio.
Claro, isso se você realmente quiser ganhar Dinheiro na Internet.
Vamos lá!
PRIMEIRA ALAVANCA: TRÁFEGO
Imagine a quantidade de pessoas, impactadas por anúncios do seu produto ou serviço.
Trafego, é o deus da venda!
O TRÁFEGO é tão importante, que mesmo que você tenha o pior produto do mundo, você ainda poderá ganhar dinheiro se tiver tráfego o suficiente.
Calma, vamos explicar.
Imagina uma lojinha de souvenir de não tão boa aparência, no meio da Av. Paulista. Será que vende?
Bem, provavelmente passa centena de milhares de pessoas ali todos os dias, e esse público se renovam diariamente. Então, podemos entender que ao longo do ano, milhões de pessoas diferentes, veem aquela lojinha.
E às vezes, essas pessoas que passam ali, um dia se esqueceu de comprar um presente para um familiar, ou deixaram para última hora, e aquela lojinha acabou surgindo como um “milagre” na sua vida.
Ou, então, alguém desejou somente usar o banheiro e ficou com vergonha de pedir para usar o banheiro, sem levar nada em troca.
Quando volume de tráfego, e grande o suficiente, a chance de você vender é muito maior.
Podemos ver isso facilmente nos shoppings centers, o mesmo com anúncios que impactam milhares de pessoas na internet por Marketing Digital.
EXISTEM 2 TIPOS DE TRÁFEGOS: ORGÂNICO E PAGO
Lembre-se: TOP: Tráfego Orgânico e Pago.
TRAFEGO ORGÂNICO
É aquele construído ao longo do tempo. Por exemplo, um Blog que dá dicas de negócios, empreendedorismos. Bem assim como fazemos nesse exato momento.
Ou pode ser também, um perfil no Instagram que dá dicas de viagens, ou ainda youtuber que fala sobre Negócios e Marketing Digital.
Conteúdos produzidos, em um canal de distribuição, como um Blog, um Instagram, o YouTube gera Trafego Orgânico.
Não é sem propósito que Trafego Orgânico, também é chamado de Marketing de Conteúdo. Afinal, construir uma audiência que gosta do seu conteúdo. Se identifica com você e confia no que você fala, facilita na hora de vender.
Se o criador de conteúdo vende, por exemplo, um curso de tráfego, parte da sua audiência pode querer comprar de você.
Porém, não são somente pessoas que podem vender por Marketing de Conteúdo, marcas também podem utilizar o Marketing de Conteúdo. (colocar logs de marcas)
Se você nunca viu, dê uma olhada no perfil da Netflix no Instagram. A Netflix tem 31,1 Milhões de seguidores. Ou seja, ao promover uma série nova que ela acabou de lançar ao seu público, a Netflix provável que gere centenas ou milhares de novos assinantes.
Por fazer um post, e obviamente além do custo de produção de série, ela não precisou gastar muito mais para isso. Porque, ela anunciou de graça para o seu próprio público.
Talvez você esteja se perguntando agora: eu não tenho um negócio como a Netflix, e como então posso Ganhar Dinheiro?
Esta é parte mágica desse Modelo de Negócio Digital.
Mesmo você sendo um pequeno criador, e não tendo um Negócio Online como produtos ou serviços por trás, você ainda pode ser patrocinado por outras marcas, recebendo dinheiro a partir da promoção dos produtos e serviços de outras empresas.
É isso que muitos youtubers, influenciadores fazem. Promovem produtos e serviços de outras empresas. Alguns também são Afiliados e recebem uma comissão por cada venda efetuada.
Sobre isso, Leia AFILIADO DIGITAL: O que é, e Como ter Sucesso como Afiliado
E por que estas empresas te pagariam para falar de seus produtos e serviços?
Porque elas entendem que, pessoas interessadas no seu nicho, por exemplo, é um público qualificado o suficiente para confiarem no que você fala.
E por gostarem do conteúdo que você produz, estão mais propensas aceitar a proposta da empresa, por confiar que esta parceria é algo bom.
Por outro lado, para o patrocinador esta estratégia de usar influenciadores, se torna muito mais eficiente do que rodar um anúncio para um público que não conhece a marca e não tem apego a ela.
Ou seja, ao patrocinar um influenciador, uma marca está fazendo Marketing Digital de forma paga, porém, comprando o trafego orgânico do influenciador, ao buscar pessoas que gostam desse influenciador e retribui o fato dele estar produzindo conteúdo de graça.
Caso você queira de fato começar um Negócio Online e não sabe por onde começar, Clica Aqui e tenha acesso ao curso gratuito Do Zero às Primeiras Vendas na Internet.
Contudo, desenvolver fontes orgânicas de tráfego, para ganhar dinheiro por meio de parcerias, leva tempo, e requer uma produção constante de conteúdo, para formar essa audiência.
E por isso, a maioria dos Negócios Online, em geral, opta por Tráfego Pago.
TRÁFEGO PAGO
É o trafego, comprado por marcas, para que clientes visitem o seu site. Sendo assim, ele é um tráfego instantâneo.
Basta ter os anúncios que você queira rodar, os “criativos” como são chamados no Marketing Digital. Sejam eles estáticos como fotos, ou dinâmicos como vídeos.
Então, você sobe esses criativos no Facebook Business, onde você anuncia para Instagram e Facebook, ou você também pode usar ainda o Google Ads, onde seu anúncio roda no Google e no YouTube.
Ou seja, você paga e então seu anúncio começa a aparecer para as pessoas.
Esses anúncios irão aparecer nas páginas de busca do Google, entre os seus stories, antes dos vídeos do YouTube e irão aparecer em Blogs.
Sabemos que o objetivo de tráfego é VENDER. Mas, seria muito simples colocarmos dessa forma.
Devemos entender que o objetivo do Tráfego é levar as pessoas a uma jornada, um aumento dentro do nível de consciência, em que essa pessoa começa essa jornada sem saber nada, sem esperar nada e gradualmente passe a se inteirar sobre o assunto e termine comprando o seu produto ou serviço.
Quais são os níveis dessa jornada que o consumidor passa?
Nível 1: Inconsciente
O nível inconsciente é quando um possível cliente está alheio em relação ao problema. Ele não sabe se quer que tem um problema.
Logo, o seu objetivo como empreendedor, ou anunciante é despertar o potencial cliente de que tem algo errado na vida dele.
“Ei, você está cansado de trabalhar somente para pagar boletos e ainda assim, não ter o suficiente para terminar o mês”?
Nível 2: Consciente do Problema
Aqui são quando os anúncios despertam a noção de que a pessoa tem um problema. E por isso, eles tendem a fazer com que os clientes em potencial busquem esclarecimentos e informações sobre o problema.
“Esta não deveria ser a sua realidade e nem da sua família. Não terminar o mês sem conseguir cumprir com seus compromissos, não poder dar à sua família e filhos melhores condições e qualidade de vida. Por isso, você não deveria se conformar com esta sua realidade no momento, ou acreditar que ela não possa ser transformada. Pois, tem sim e você pode“.
Nível 3: Consciente da Solução
Agora o potencial cliente, fica ciente qual é a solução do seu problema.
“Gostaria de ganhar mais, ter mais tempo livre e conquistar a independência financeira”?
Você sabia que existe uma maneira de alcançar estes objetivos?
Isso mesmo! É totalmente possível, e milhares de pessoas estão conseguindo! Parece bom?
Nível 4: Consciente
Bem, aqui você precisa deixar o cliente consciente que a melhor solução vem de você.
“Existe um método que ensina a você ganhar muito dinheiro trabalhando no conforto da sua casa. Onde você pode ser o seu próprio chefe, viajar e conviver mais com a sua família e tudo isso fazendo algo que você gosta”!
No Treinamento Fórmula Negócio Online você vai aprender, seguindo um passo a passo, simples e prático, como construir um negócio sólido na Internet.
Poderá ter ganhos ilimitados e conseguir a tão sonhada liberdade financeira e a qualidade de vida que você merece. Isso não é ótimo?
Nível 5: Mais Consciente
Neste nível, seu cliente já está consciente da Oferta. Ele só precisa de um “empurrãozinho” para aproveitar a oportunidade.
“Clique aqui e saiba mais sobre o Fórmula Negócio Online”.
“E descubra exatamente o que fazer para transformar sua vida e de sua família hoje”.
Aumentar o nível de consciência das pessoas pode ser feitas de diversas formas.
Com anúncios em alguns segundos, como os que vemos entre um vídeo e outro no YouTuber.
O objetivo é elevar ao máximo o nível de consciência da audiência em relação aos problemas e em relação às soluções que elas devem buscar, para que você possa oferecer seu produto e serviço.
Ama maquiagem, mas não sabe se automaquiar? O quem sabe ainda, deseja ganhar dinheiro maquiagem?
APRENDA A MAQUIAR COMO UMA PROFISSIONAL DE SALÃO DE LUXO
Todavia, aumentar o nível de consciência, pode ser um trabalho mais demorado do que em um único anúncio ou até em um vento de 3 dias.
Normalmente esse processo começa no que no Empreendedorismo Digital chama de Funil de Vendas.
O funil de vendas é forma de criar estratégias para aproveitar o tráfego que chega do Marketing Digital.
SEGUNDA ALAVANCA: CONVERSÃO
Vamos entender melhor o Funil de Vendas.
O funil de vendas é um passo a passo, que os clientes em potencial seguem, até de fato tomarem a decisão de comprar um produto ou serviço que esteja sendo oferecido.
Entre cada um desses passos do Funil de Vendas, tem alguns clientes em potencial que deixarão o funil. Eles não dão próximo passo. De forma, que só uma parcela da quantidade de pessoas que entraram na boca do funil, chegam no final.
Entre cada uma dessas etapas, existe o que chamamos de TAXA DE CONVERSÃO.
O TOPO DO FUNIL, se chama ATRAÇÃO.
Este é o primeiro contato que um cliente em potencial, tem com sua marca e o seu Negócio.
E este contato, ele pode ser feito por meio de anúncios pagos, podem ser feitos por meios de um influenciador que esta sendo pago para falar da marca. Enfim, ele é feito por Tráfego, e normalmente um anúncio ou influenciador, ela faz uma chamada para AÇÃO, ou (CALL TO ACTION) – CTA.
Para que o cliente clique num link, de forma que ele interaja com uma “ISCA DIGITAL”.
Calma, vamos explicar. Uma ISCA DIGITAL, pode ser:
- Um Ebook;
- Aulão;
- Planilha;
- Newsletter Gratuita;
- Mapa Mental, etc.
Basicamente, uma Isca Digital pode ser qualquer coisa que faça o cliente em potencial sentir interesse em ter aquilo que esta sendo oferecido.
E para ele conseguir essa Isca Digital, ele clica no link que o leva para página de captura, ou seja, uma Landing Page (página de aterrissagem). Onde ele irá deixar um e-mail ou número de telefone.
Nesse momento então ocorre o que chamamos no Marketing Digital de: ganhamos um Lead.
Um Lead, é uma pessoa que mostrou algum nível de interesse no nosso Negócio, por algo que oferecemos para ele gratuitamente e em troca ele deixou seus dados.
NUTRIÇÃO, é quando devemos esquentar ou nutrir o lead com conteúdo que lhe interesse, para que ele tome o habito de abrir os e-mails, ou então as mensagens de Whatssap que enviamos. E assim, ele veja tenha mais confiança no Negócio e goste mais do nosso trabalho.
E depois de alguns dias ou semanas, chegamos na etapa de VENDA.
Então, fazendo uma oferta e vendendo o nosso produto ou serviço para esse lead. E após realizado a venda, e temos agora um cliente, vem a etapa de ENCANTAMENTO.
TERCEIRA ALAVANCA: LTV/CAC
É preciso que você preste bastante atenção. Pois, este conceito serve para qualquer tipo de empreendimento. E é impossível sobreviver no Digital sem conhecê-lo.
Todo Negócio tem uma média do quanto o cliente médio, gera em média para um negócio ao longo do tempo. Enquanto esse cliente se mantém consumindo os produtos ou serviços desse negócio.
Isso se chama LTV (Life Time Value). O LTV é quanto o cliente gera de receita durante todo o tempo em que ele é de fato cliente do seu negócio
Exemplo, se você vende um curso que custa R$ 197,00 e nada mais, você sempre dependerá da receita de novos clientes para continuar ganhando dinheiro. Mas, ainda assim, o seu LTV sempre será de R$ 197,00.
Por isso, existem 3 formas para aumentar o seu LTV com o TNT.
TNT significa, Ticket Médio, Número de clientes e Total de Produtos.
- TICKET MÉDIO é a possibilidade de você aumentar o preço que você vende os seus produtos.
- NÚMERO DE CLIENTES é a possibilidade de você vender para mais clientes, e assim ganhar mais dinheiro.
- TOTAL DE PRODUTOS é a possibilidade de você vender mais produtos para os mesmos clientes que você já tem.
E essa possibilidade de vender mais produtos para os mesmos clientes, é de longe a mais valiosa das opções.
Porque é muito mais fácil e mais barato vender mais produtos para clientes que já te conhecem, do que para pessoas com baixo nível de consciência, e que ainda estão em alguma etapa no topo ou no meio do funil.
QUARTA ALAVANCA: MARGEM
A margem nos diz várias coisas sobre a empresa, se tem uma margem acima do setor é algo positivo, por exemplo, se tem uma boa gestão de despesas ou se consegue aumentar o preço das vendas, obtendo maiores margens.
Não é um indicador claro da estratégia de preços, mas pode dizer-nos sobre a solidez financeira da empresa.
Agora que você sabe o que é e como funciona o Marketing Digital, preparado para ingressar nessa jornada?
Se você que aprender sobre estratégia de vendas, na prática, como anunciar no Facebook Ads, Google Ads, como criar um site e uma estrutura de vendas eficaz, entre outras coisas. Clica aqui e se inscreva no melhor e mais completo curso de Marketing Digital. Saia do absoluto zero e construa seu Negócio Digital.
Vem comigo e juntos vamos construindo essa estrada chama Sucesso!!
Nos siga nas redes sociais e deixe seus comentários, dúvidas e sugestões.
Até o próximo post!!!!
Aproveite as Ofertas da Arrazzeicom
O Produto Certo para seu Momento Perfeito
Conteúdo incrível!!
Obrigada Julia. Vamos juntos construir esta estrada chamada Sucesso!!